quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Farofa crocante

Ingredientes
2 xícaras (chá) de PTS miúda
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca do tipo bijú
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (chá) de salsa fresca picada
Azeite de oliva ou óleo o quanto baste
Sal a gosto

Preparo
Modo 1: Cubra todo o fundo de uma frigideira grande com azeite e deixe bem quente. 
Refogue a cebola e o alho rapidamente. 
Coloque em pequenas porções a proteína de soja e mexa por alguns minutos até que estejam douradinhas e crocante (é sempre bom provar pra ver o ponto). 
Quando estiver crocante junte na mesma frigideira a farinha de mandioca bijú, a salsinha fresca picada e mexa por uns 2 minutos. 
Desligue e sirva.

Modo 2: Refogue a cebola e o alho em azeite, junte a farinha de mandioca bijú, a salsinha picada, mexa por alguns minutos, desligue e reserve. 
Em outra panela coloque bastante óleo e deixe aquecer. Quando o óleo estiver bem quente coloque a proteína de soja em porções e frite até que estejam douradinhas e crocantes. Retire com uma escumadeira e coloque para escorrer em papel toalha. Junte à farofinha de mandioca bijú, ajuste o sal se for necessário e sirva.

Nota - Vou ser muito sincera com vocês e dizer que eu resisti à fritura por imersão. O que eu fiz foi colocar uma boa quantidade de azeite em uma frigideira grande e fui tostando a soja em fogo bem quente, até que ela ficasse douradinha e crocante, o que acontece muito rápido e você precisa ficar de olho para não queimar. Ocorre que desta forma a farofa fica um pouquinho mais trabalhosa, porque dependendo da quantidade que você quer, precisa fazer isso algumas vezes, aos poucos. Já quando você frita a soja por imersão o grão fica dourado e crocante quase que instantaneamente e fica até mais crocante. Agora vocês conhecem os dois caminhos e podem escolher qual deles seguir.

Receita do site Cantinho vegetariano

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